Hester (meu inesquecível presente)

Gostaria de escrever uma crônica aqui agora. Mas não posso dizer que o que vivi ao lado seu seja assunto para uma crônica. Pois uma experiência como esta que mudou minha vida não pode ser escrita apenas, pois meu coração está repleto de gratidão e verdades que nunca poderei descrever, só me lembrar para toda a minha vida como ela mudou depois de ter conhecido você Hester.

Eu tenho uma filha de três anos, a mesma idade que você, Hester. Eu nunca pude conviver direito com minha filha devido a separação conturbada que foi a de meu casamento. Sempre me cobrei por não ser um pai presente e fiel ao convívio com minha filha, mesmo que eu tentasse não poderia ser do jeito que sonhava em estar ao lado de minha filha. Dormir ao lado dela, sonhar abraçado com ela. Conversar sobre coisas de criança.

Até que um dia, por motivos bem adultos e uma conseqüência sem medidas do destino, você, Hester, entrou em minha vida. No começo foi como que abraçar uma criança que não tinha nada a ver comigo, mas como sempre gostei de crianças eu te abracei com amor. E aí as coisas começaram a mudar em mim. Em meu coração de pai ausente que se cobra muito.

Me percebi vivendo meus dias ao lado seu, acordando contigo, ganhando beijo de bom dia de um anjo. E logo no começo, poucos dias depois você acordou e veio até a mim, com aquele olhar puro de três anos de idade e me pediu para eu preparar uma mamadeira com chocolate. Coisa banal, corriqueira, qualquer um faz. Eu fiz e você me disse obrigado. Senti uma paz e um amor tão grandes em mim que nunca em minha vida de pai senti. Ao mesmo tempo que eu sentia uma ausência muito dolorida em lembranças sobre o que minha filha estaria tomando de café da manhã naquele mesmo momento, eu senti amor, eu me senti pai. Foi o primeiro presente que você me deu. Me fez um pai em paz, nunca havia sentido isso.

O tempo foi passando e fomos ficando amigos. Você me contava coisas sobre seu pai, de uma forma bem infantil e me mostrava a saudade que sente dele. Pois ele também não vive com você, é separado da sua mãe. Outro sentimento estava nascendo em mim, o de sentir a minha ausência pelas palavras de minha filha contidas nas palavras suas, Hester. E pude entender o quanto sou importante para minha filha e o quanto eu estava sendo para ti. Meu conceito sobre a saudade que as crianças sentem caiu por terra, pois mesmo longe, Hester, você não deixava de lembrar do seu pai, mesmo longe, senti em meu coração o quanto minha filha me ama. Depois de mais este presente que foi me dado por você começamos um verdadeiro relacionamento.

Eu te pegava no colo toda hora. Quando você chorava e precisava de uma voz paterna, vinha até mim, sem pestanejar, seus bracinhos circundavam meu pescoço e eu me sentia no céu. Não dá para descrever esta sensação de amor e felicidade contida neste abraço.

Seu olhar é profundo, daqueles que entram na gente. E eu sempre me deixei invadir por seu olhar, como uma alma que dissesse eu te amo também, eu também sinto saudade, eu também quero ser feliz. E fomos felizes, eu o tio e você o anjo de cachinhos de ouro.

E um dia sentamos na cama e começamos a conversar sobre a vida, você do seu jeito e eu do jeito meu no seu jeito doce de criança. Você me confidenciou que não gosta de ver sua mãe chorando e não gosta de ver seu pai triste. Mas sempre os vê assim. Me perguntou se eu também chorava e eu disse que sim. “Mas eu nunca vi você chorar tio!”. E eu nunca mostrei isso a você. Aí você me falou de amor pelo seu pai de uma forma tão linda que pude entender que, por mais cruel e ausentes que os pais sejam, as crianças vão sempre amá-los em forma de um sonho impossível que, para uma criança de três anos sempre será possível.

Saí de perto de você e fui para o banheiro chorar depois da nossa conversa. É Hester! Você não viu o tio chorar!

Meu amor por você começou a aumentar e ultrapassar a fronteira imutável do fato de eu ser um tio que nem tio de verdade sou seu para eu ser algo parecido com o um pai. Só que seu olhar em mim sempre me diziam para não desistir de ser pai de minha filha e não esquentar com o fato de eu estar longe, pois no coração de minha filha eu estou dentro para sempre.

Cada olhar, cada sorriso. Cada brincadeira de criança. Tudo eram presentes para eu não me sentir mais um pai ausente e covarde. Você, Hester, me dava sempre forças com suas formas doces de me procurar, falar comigo, me dar beijos e abraços.

E num dia destes fui ver minha filha, fui passar o dia que o juiz me autorizou estar com ela, e levei você, Hester, comigo. Vocês viraram grandes amigas de três anos de idade. E meu olhar se enchia de amor quando eu as via brincando juntas, quando eu as abraçava juntas. O dia passou e ninguém notou quando ao levar minha filha de volta para casa da mãe dela você me abraçou uma hora depois bem forte que dava para sentir seu coraçãozinho batendo em meu peito, foi como se você dissesse ali naquele momento para mim: “estou aqui, estou com você, você não está sozinho!”. De novo Hester, você não viu o tio chorar no banheiro escondido dos julgamentos dos adultos que não entendem nada do que só nós entendemos.

Voltamos para sua casa e juntos estamos até agora. Como Tio-pai e sobrinha-filha. Não sei o futuro. Não sei se verei você crescer dia-a-dia como sempre desejei ver minha filha crescendo. Apesar de você não acreditar Hester que eu não saiba de tudo, é a mais pura verdade. O tio não sabe nada da vida.

Só que ontem quando você me falou que seu pai vai comprar uma casa enorme para você morar com ele, onde você vai ter um quarto cor-de-rosa cheio de brinquedos e no quintal um pássaro azul, um gato laranja e um cavalo alado que te levará para o sol de chocolate para trazer muitos doces para seu pai, sua mãe, para você e para mim, seu tio. E logo em seguida me pediu para eu mostrar as asas que tenho no guarda roupas que me farão voar com você até o sol de chocolate, eu entendi que o amor mais puro é o amor que ensina, é o amor que se doa, é o amor que não pede. Depois de você falar para todo mundo que eu tenho asas pude entender que voar para longe de você com elas nunca me fará esquecer você, e sim cada vez mais amar estes presentes e estes sorrisos que de graça você me dá todos os dias. Hester você mudou a minha vida, você me deu asas para ser pai. Obrigado.

Gato Laranja

08-12-2009

Nenhum comentário: